Quando pensamos na maneira certa de nos vestir para uma ocasião, independente qual seja, devemos levar em consideração vários fatores, dentre eles, nossa marca pessoal e isto torna-se ainda mais relevante no ambiente de trabalho, entenda o porquê.
Por isso, é importante estar atento a mensagem que se transmite através da forma como nos vestimos, pois talvez ela pode estar em dissonância com sua verdadeira essência.
No ambiente corporativo isto pode ficar ainda mais evidente, passando uma impressão equivocada ou ainda, chamando atenção para atributos que não são o foco no ambiente de trabalho, comprometendo assim sua imagem profissional.
Não existe uma regra padrão sobre roupas no ambiente de trabalho, o que existe é bom senso aliado ao equilíbrio e percepção de si e do ambiente.
A primeira coisa que devemos levar em consideração quando pensamos no que vestir para o trabalho é seu gosto pessoal, não adianta sair para trabalhar todo dia em cima de um salto 15, se este não é o seu perfil, o mesmo vale para homens, usar colete, por exemplo, é algo que nem todos gostam por isso a importância de pensar em seu perfil indumentário.
O segundo fator a ser relevado é o ambiente de trabalho em si, existem empresas extremamente clássicas, que exigem uniforme padrão ou roupas mais formais como o caso de terno e gravata para homens e tailleur para mulheres, por outro lado podemos encontrar empresas mais flexíveis, que permitem o uso de vestimentas menos tradicionais e tudo isto também está relacionado ao tipo de trabalho exercido. Vejamos o caso de uma engenheira: dificilmente ela visitará uma obra trajando vestido ou usando salto alto, isto porque o ambiente e contexto são inadequados para este tipo de traje e para o desenvolvimento de seu trabalho.
O terceiro ponto a ser considerado é a mensagem que você deseja passar através de suas roupas e também a mobilidade para o desempenho de sua função. Trabalhos onde precisa se deslocar muito exigem vestimentas mais confortáveis, no entanto isto não significa que você pode usar qualquer coisa, pense em como gostaria que as pessoas o percebessem como profissional caso não pudessem falar com você, mas apenas te observar, isto se chama mensagem não verbal e nossa vestimenta exerce bem este papel.
Existem algumas dicas que podem orientar homens e mulheres quando a vestimenta no ambiente de trabalho, mas lembre-se sua essência, a percepção do ambiente e a mensagem que você deseja passar são fundamentais para estar bem consigo mesmo e assim se sentir a vontade para mostrar toda sua competência. Confira as dicas:
- Calça justa – Além de ser desconfortável pode chamar mais atenção do que deveria o ideal é usar uma calça nem muito justa e nem muito larga, os extremos neste caso, podem não cair bem e comprometer sua imagem profissional.
- Transparências – Nem toda transparência pode ser considerada demasiadamente informal, ou sexy demais. Usar uma camisa transparente, com outra roupa por baixo pode até deixar o visual mais elegante. O problema está em mostrar mais do que deveria, desviando a atenção do realmente importa que no caso é o resultado do seu trabalho. É preciso ficar claro que toda transparência desperta curiosidade, a forma como utilizá-la é a grande questão.
- Decotes ou camisa aberta – Outro fator de dúvida no ambiente de trabalho são os decotes para mulheres ou camisa demasiadamente aberta para homens, independente do calor que esteja, é inadequado utilizar roupas com estas características, pois mais uma vez, acaba chamando a atenção mais para atributos físicos do que para as competências profissionais.
- Roupas muito gastas – Existem roupas das quais acabamos nos apegando sentimentalmente, por serem confortáveis e parecer combinar com tudo. Talvez aquela calça jeans que você comprou anos atrás e que parece cair como uma luva na hora em que não se quer pensar muito no figurino de trabalho devem ser reconsideradas e analisadas de forma mais critica. Pois como falado anteriormente, por mais confortável que você acredite ser, pode estar passando uma mensagem de descuido com a aparência.
Com uma pitada de bom senso, percepção e análise do ambiente, a famosa frase: Com que roupa eu vou? Acaba ficando menos preocupante.
Fonte: http://www.administradores.com.br/
Imagem da internet
Confira essa postagem de
Continue acompanhando nosso blog
e confira mais dicas... Deixe sua opinião
nos comentários!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário